
Nova Era Beach Party: uma aposta ganha
A Nova Era Beach Party gerou 4 milhões de euros para a economia local e atraiu 37500 participantes.
Os dados são de um estudo realizado pelo ISAG-European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), durante os dois dias da Nova Era Beach Party, e revelou que 60% dos 509 inquiridos participaram pela primeira vez neste festival de música eletrónica.
O evento que gerou um impacto económico global na cidade de Matosinhos e na Área Metropolitana do Porto superior a 4 milhões de euros. Este valor é alcançado com base nas despesas realizadas em alojamento, deslocações, viagens e refeições, entre outras, pelos residentes no estrangeiro ou fora da Área Metropolitana do Porto que pernoitaram em média 2 noites.
Na análise das rubricas das despesas, o alojamento surge como a mais considerável com 114,50 euros diários. Dentro das opções de estadia, 24% preferiu o alojamento local, 22% o hotel, 13% o parque de campismo, 10% a casa de amigos e 7% o hostel. A proximidade do recinto (35%) foi o fator que mais influenciou a escolha do local da estadia, seguido do preço (25%), recomendações de amigos (9%), da experiência anterior (6%) e da notoriedade do alojamento (5%).
Na tabela dos gastos diários figuram também entre as despesas mais significativas as atividades turísticas/lazer (52,65 euros), as compras ou presentes (44,56 euros), as deslocações ou viagens (44,28 euros) e as refeições e bebidas (40,64 euros).
O gasto médio diário por pessoa, no recinto, foi de 104,17 euros. Este valor médio foi distribuído da seguinte forma: 42,42 euros no preço do bilhete, 22,12 euros nas bebidas, 17,38 euros nas refeições e outras despesas com 22,25 euros.
Entre o público internacional e o residente fora da AMP, 93% afirmou que se deslocou a Matosinhos propositadamente para assistir ao evento. Houve, no entanto, quem tenha aproveitado a estadia para visitar as atrações da cidade, nomeadamente a Super Bock Casa da Cerveja (7%), o Terminal de Cruzeiros (7%) ou a Piscina das Marés (6%). Realizaram ainda outras atividades, no concelho ou na AMP, com destaque para experiências gastronómicas (15%), visita a espaços verdes e/ou praia (15%) bem como a prática desportiva como o surf (14%).
Numa edição em que a Nova Era Beach Party voltou a contar com grandes nomes do panorama da música eletrónica mundial, como Tiësto e Amelie Lens, o grau de satisfação global dos inquiridos, medido numa escala de 1 a 5, fixou-se nos 4,3 valores. Entre os vários parâmetros avaliados, a qualidade do som mereceu a melhor avaliação com 4,6. Seguiram-se a qualidade do atendimento e a qualidade da luz (ambas com 4,5), os horários dos concertos (4,4) e os DJs (4,3).
O grau de concordância reflete-se na vontade dos inquiridos em participar na próxima edição organizada pela Rádio Nova Era. O público revelou ter a intenção de ‘recomendar a amigos, familiares e a outras pessoas’ (4,5 em 5). O ‘voltar a participar’ na Nova Era Beach Party (4,4), e um aspeto a merecer destaque é o contributo deste evento para o desenvolvimento de um gosto mais profundo pela música eletrónica (4,3).
Entre os principais motivos que levaram os espetadores à Praia do Aterro Norte, medidos numa escala de importância de 1 a 5, estão o ‘socializar com amigos’ e ‘fugir da rotina, ambos com 4,5. ‘Aproveitar a atmosfera do evento’ e ‘diversão e entretenimento’ mereceram 4,4. A ‘reputação do festival’ e ‘dançar ao som da melhor música eletrónica e DJ’s’, ambos com 4,3, foram também motivos destacados pelos visitantes para a participação no evento.
Nesta edição da Nova Era Beach Party 56% adquiriu o passe para os dois dias e 60% do público era estreante.
Os principais meios através dos quais afirmaram ter tido conhecimento do evento foram as redes sociais (61%) e, dentro destas, as redes da Nova Era Beach Party 2023 (80%).
Relativamente aos hábitos de participação em eventos semelhantes, 42% indicaram ter estado presentes ou planeiam participar este ano em dois a quatro festivais, e 35% em apenas um. Para além disso, afirmaram que costumam participar sobretudo em festivais de música eletrónica (74%), Pop (32%) e Hip-Hop (26%).
O estudo demonstrou que 16% dos inquiridos eram provenientes do estrangeiro, com destaque para as nacionalidades espanhola (51%), brasileira (11%), suíça e francesa (ambas com 4%).
Dos festivaleiros nacionais, 75% eram provenientes da AMP. Dos restantes 25%, os concelhos de Braga (24%), Aveiro (21%) e Lisboa (10%) foram os que mais festivaleiros trouxeram ao evento.
Quanto ao perfil do público, 55% eram do género masculino e apresentavam uma média de idades de 23,5 anos, com 76% dos participantes a terem entre 16 e 25 anos. A maioria era solteira (83%), estudante (42%), trabalhador por conta de outrem (35%) e trabalhador-estudante (10%). No que se refere à escolaridade, 60% completou o ensino secundário e 35% possuía pelo menos licenciatura.
Ficha Técnica:
Título: Estudo de públicos e de impacto económico na cidade de Matosinhos e na Área Metropolitana do Porto da Nova Era Beach Party 2023
Objetivos gerais: caraterização do público e de impacto económico da Nova Era Beach Party 2023 numa dupla perspetiva: durante e após evento.
Entidades responsáveis: ISAG – European Business School e Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC)
Coordenadoras do estudo: Elvira Vieira, diretora-geral do ISAG-EBS e coordenadora científica e investigadora do CICET-FCVC; Ana Pinto Borges, presidente do Conselho Pedagógico do ISAG-EBS e coordenadora científica e investigadora do CICET-FCVC
Amostra: 509 inquiridos (30 de junho e 1 de julho), com um intervalo de confiança de 95% e um erro amostral de 5%, pelo que as amostras recolhidas são representativas da população em estudo.